sexta-feira, 13 de abril de 2012

MOMENTOS-BIBLIOTECONOMIA 2012















REFLEXÃO DO DIA


MATERIAL IMPRESSO


HEROIS, DEUSES E MONSTROS DA MITOLOGIA GREGA

TÍTULO: HEROIS, DEUSES E MONSTROS DA MITOLOGIA GREGA
ISBN: 9788564065260
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
FORMATO: 16 x 23 http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=65033384
PÁGINAS: 232
ANO DE EDIÇÃO: 2012
EDIÇÃO: 1ª

AUTOR: Bernard Eyslin


Sinopse:O autor reúne histórias da mitologia grega com linguagem simples e atento aos detalhes das narrativas, que são apresentadas como grandes aventuras. O livro retrata deuses Olimpo e seres como o Minotauro, mostrando como para os gregos tudo fazia parte de uma visão de mundo única, na qual heróis e divindades pareciam habitar o cotidiano dos mortais. 

Comentário:Uma leitura deliciosa e recomendável para aqueles que gostam de viajar pelo mundo da história grega 


MATERIAL NÃO IMPRESSO


A DAMA DE FERRO
                                                    
  Titulo Original: The Iron Lady
Gênero: Biografia e Drama
Duração: 105 min.
Origem: Reino Unido
Estreia: 17 de Fevereiro de 2012
Estreia em DVD: 13 de Abril de 2012
Direção: Phyllida Lloyd
Roteiro: Abi Morgan
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 10 anos
Ano: 2011


Sinopse:O longa mostrará a história da ex-Primeira Ministra da Inglaterra Margaret Thatcher com a saúde prejudicada lutando contra o marasmo da sua aposentadoria e, vigorosamente, contra memórias de feitos do seu passado. Ela começará a relembrar os menores detalhes da vida pessoal e profissional após ser provocada pelo seu marido, Dennis Thatcher, o que passará pela sua ascensão ao poder da Inglaterra dos anos 1980. Mas teria tudo valido a pena? Essa será a dúvida que conduzirá a narrativa.

Elenco:
o    Meryl Streep
o    Anthony Head
o    Harry Lloyd
o    Jim Broadbent
o    Richard E. Grant
o    Ronald Reagan
o    Roger Allam
o    Olivia Colman
o    Nicholas Farrell
o    Susan Brown
o    Julian Wadham
o    Nick Dunning
o    Alexandra Roach
o    Gino Picciano
o    Michael Pennington




Fonte: http://cinema10.com.br/filme/a-dama-de-ferro

terça-feira, 3 de abril de 2012

BIBLIOTECONOMIA 2012-AMO!!!!



PENSAMENTO DO DIA


PESQUISA APONTA QUE BRASILEIRO RECONHECE IMPORTÂNCIA DA LEITURA, MAS PREFERE OUTRAS ATIVIDADES.

O estudo também demonstra que o hábito da leitura está conectado com a frequência à escola

O brasileiro sabe da importância da leitura para progredir na vida, mas continua considerando a atividade desinteressante. Este é o principal diagnóstico da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nessa semana pelo Instituto Pró-Livro. Foram entrevistadas mais de 5 mil pessoas em 315 municípios e os resultados apontam que apenas metade delas pode ser considerada leitoras. O critério é ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses.
Entre os participantes, 64% concordaram totalmente com a afirmação “ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua situação econômica”. Mas 30% disseram que não gostam de ler, 37% gostam um pouco e 25% gostam muito. Entre os não leitores, a principal razão para não ter lido nos últimos meses é a “falta de tempo”, apontada por 53% dos entrevistados. No topo da lista aparecem também justificativas como “não gosto de ler” (30%) ou “prefiro outras atividades” (21%).
O estudo também demonstra que o hábito da leitura está conectado com a frequência à escola. Entre os que estudam estão apenas 16% do total da população de não leitores. Mesmo entre aqueles considerados leitores, a média de obras lidas é 1,4 para quem não está estudando ante 3,4 para quem estuda (considerando os últimos três meses).

Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa


G1 28/03/2012 10h19 
Conforme publicado pelo G1, crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro vai publicar na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com dados, o estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescente.
Na primeira faixa etária, a das crianças (de 5 aos 10 anos), a média registrada foi de 5,4 livros por criança. Em 2007, a marca era de 6,9 livros por pessoa. Entre os pré-adolescentes (11 a 13 anos), o índice caiu de 8,5 livros em 2007 para 6,9 livros em 2011. Entre os adolescentes (14 a 17 anos), a média também caiu de 6,6 livros para 5,9 livros na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28).
Entre as crianças, os livros infantis predominam no gênero preferido com 66%, seguido pelos livros didáticos (47%) e as histórias em quadrinhos (36%). Na faixa dos 11 aos 13 anos, os livros didáticos repetem a marca de 47%, seguidos pelos infantis (34%), quadrinhos (33%) e contos (30%). Na faixa etária de 14 a 17 anos, cresce a influência dos livros didáticos (55%), e aparecem os romances com 41%, contos (30%), livros de poesia (28%) e livros juvenis (26%).